domingo, 16 de maio de 2010

2012

Eu adoro assistir a um filme e espalhar pra todo mundo que eu adorei (incluindo no blog). Mas alguns me deixam muito empolgados e eu não consigo resistir. O último que me deu essa vontade de ir contando o filme pra todo mundo foi "Avatar". Agora, "2012".

Na minha cidade não tem cinema, então, tenho que viajar para ir a um. Em fevereiro, "Avatar" e "2012" estavam em cartaz. Eu escolhi o do James Cameron, mas eu não me arrependeria se escolhesse o de Roland Emmerich.


Tive que esperar chegar às locadoras para assistir esse filme de tirar o fôlego. Posso dizer isso de vários filmes, mas, sinceramente, eu fiquei com frio na barriga em alguns momentos, como nas cenas em que os personagens Jackson (John Cusack), Kate (Amanda Peet) e sua família fugiam de carro e de avião (imagens acima e abaixo). Claro que "2012" é como outros filmes de fim do mundo, como "O dia depois de amanhã", mas quem não gosta disso. Daqueles momentos em que a câmera faz um close no personagem e ele diz: "Meu Deus!". Fica aquele suspense e aí aparece alguma coisa extremamente assustadora com uma música louca no fundo.
Eu gostei mesmo do filme. Fiquei segurando o ar durante duas horas e meia olhando as cenas na minha televisão de 21', imaginando que loucura deve ser no cinema.



E além de tudo duas coisas nos deixam mais próximos do filme. Primeiro: o ano de 2012 tá batendo na nossa porta. Mais precisamente o dia 21 de dezembro. Segundo: a cena com o Cristo Redentor.

A cena é em segundos, mas deixa o filme mais emocionante. Calma! Eu não estou sendo antipatriótico. Mas, saibam, é tudo de mentirinha. E, também, o Cristo Redentor não foi a única coisa destruída no filme. Tem a Capela Sistina e o Monumento a Washington. Não foi uma conspiração contra o Brasil.

Embaixo, a cena um pouco embaçada, mas dá pra ter uma ideia.

Por último o elenco. John Cusack foi muito bem escolhido. Não posso deixar de citar a semelhança dos personagens com os personagens de "Guerra dos Mundos". Um pai, dois filhos... Etc. Estão também no elenco Danny Glover (como o presidente dos Estados Unidos), e os ingleses Thandie Newton (como a filha do presidente) e Chiwetel Ejiofor (como o geólogo Adrian Helmsley).

O filme vale a pena ser visto. Sei lá! Se por acaso tudo isso acontecer daqui dois anos corra para o Himalaia. Lá estaram umas arcas e...

Curiosidades:

  • Em novembro de 2008, um ano antes de estreia do filme, um trailer mostrando um megatsunami surgindo dos Himalaias entrelaçava uma mensagem de que o mundo terminaria em 2012. O trailer terminava com a mensagem para os telespectadores procurarem a "verdade" sobre 2012 no Google. Mas as pessoas acabavam encontrando sites sensacionalistas sobre o fim do mundo. As pessoas ficaram assustadas.
  • O estúdio da Columbia Pictures criaram um site fictício (Institute for Human Continuity - Instituto para a Continuação Humana) onde eram sorteadas "vagas" para o povoamento da Terra depois de 2012. E muita gente acreditou.
  • Muitos adolescentes, depois de visitarem o site, queriam se suicidar com medo do fim do mundo.
  • 2012 foi o filme sem franquia com marcas de livros que mais arrecadou em sua estreia até dezembro com a chegada de Avatar.
  • 2012 foi o filme mais assistido na China em 2009, país que só permite a exibição de 20 filmes estrangeiros por ano.
  • Em Portugal, ficou com a terceira maior bilheteria, atrás de dois filmes de animação: "Era do Gelo 3 e UP.
  • Foi a quinta maior bilheteria internacional de 2009 atrás de "Avatar", "Harry Potter 6", "Era do Gelo 3" e "Transformers 2".

Nenhum comentário: