terça-feira, 16 de novembro de 2010

Heath Ledger

Heath Ledger é um dos atores que eu mais admiro. Confesso que não o conhecia antes de sua morte, mas com toda a repercussão da mídia, ele me chamou a atenção. Seus últimos filmes tinham feito muito sucesso e o último, e mais impressionante, na minha opinião, tinha sido a causa dos inúmeros calmantes que ele tomou.

Como eu já fiz com Johnny Depp e Jim Carey, fiz uma lista com os cinco melhores filmes de Heath Ledger, um comentário sobre a história e sobre o personagem.

Uma carreira brilhante nos seus curtos 28 anos de vida.

5. O mundo imaginário do Dr. Parnassus - Tony
Foi o filme que eu assisti mais recentemente. Tem apenas alguns dias. Seu personagem, Tony, é encontrado pendurado por uma corda amarrada no pescoço numa ponte. Ele é salvo por uma trupe de circo e ele que é muito esperto e sedutor vai ajudar a salvar a alma da querida Valentina (Lily Cole). No filme, o dr. Parnassus tem um espelho e, entrando nesse espelho mágico e, entrando nesse espelho, Heath Ledger se transforma em nada mais nada menos que Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law. Um elenco maravilhoso, mas uma história muito confusa. E o Tony pode ser cafajeste do jeito que for que eu ia gostar dele.

4. Os Irmãos Grimm - Jake Grimm
Os famosos irmãos Grimm, autores de Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Branca de Neve e A Bela Adormecida, estão na pele dos queridos Matt Damon e Heath Ledger. Na época, eu nem sabia quem eles eram, mas o filme me deixou empolgado e fui pesquisar. Só muito tempo depois que eu descobri que o "ator que tinha morrido" era o irmão Jake Grimm. O filme é incrível. Mistura a vida dos irmãos aos seus contos. Bruxas, crianças, seres... Impossível não gostar do filme e dos personagens.

3. 10 coisas que eu odeio em você - Patrick Verona

Seu primeiro personagem de sucesso, Ledger aparece nesse filme como esse anti-herói. Bianca só poderá namorar depois que sua irmã, Kat arrumar um namorado. Então, Cameron, garoto apaixonado por Bianca, convence Patrick (Ledger) a conquistar a irmã insuportável. O filme é uma comédia romântica maravilhosa para quem gosta do gênero. Na cena acima, Patrick pega um microfone e canta "Can't Take My Eyes Off You" para Kat. Pra mim, é a parte mais romântica do filme.

2. O Segredo de Brokeback Mountain - Ennis del Mar
Sucesso de crítica em 2005 e alvo de muitos discussões em muitos países. O filme conta a história de Ennis e Jack (Jake Gyllenhaal): dois vaqueiros que trabalho com um rebanho de ovelhas. Os dois se apaixonam e protagonizam cenas de sexo e beijos ardentes. Por causa dessas cenas, o filme foi proibido em muitos países. Isso não foi a primeira nem a última vez que isso acontece. Os dois se casam com suas respectivas esposas, mas continuam se encontrando. Até a morte os separar. O filme tratou muito bem a questão da homossexualidade. Na verdade, os personagens são bissexuais. Não é possível uma pessoa não gostar do casal e não torcer por eles. Talvez existam preconceituosos que ainda pensem diferente. Heath Ledger ganhou o prêmio de cena de beijo ao lado de Gyllenhaal e foi indicado a vários prêmios, inclusive o máximo do cinema: o Oscar.


1. Batman: o Cavaleiro das Trevas - Coringa
A melhor interpretação. Para muitas pessoas, se tocar no nome de Heath Ledger, logo vem a cabeça o palhaço psicopata Joker. Ou Coringa. Eu nunca tinha assistido a um filme do Batman, mas o The Dark Knight atiçou minha curiosidade. Conhecidos me indicavam. Além do pior Coringa de todos os filmes.

Então, logo na primeira cena num assalto a banco, eu me arrepio com o palhaço com a cara meio pintada, os cantos da boca cortados e o jeito de falar.

Heath Ledger viveu um mês isolado para compor o personagem. Precisava de um jeito que ficasse completamente diferente de todos os outros anteriores (até Jim Carey já tinha feito o Coringa). E conseguiu agradar aos fãs ávidos de Batman.

O filme é incrível como um todo. É interessante observar a relação do Batman (Christian Bale) e o Coringa. Tem um momento que o Coringa diz naquela voz esguiçada dele que não teria graça viver se o Batman.

É um filme de ação exagerado que eu gostei.

Heath Ledger recebeu vários prêmios póstumos pelo filme, incluindo BAFTA, Globo de Ouro e Oscar de Melhor Ator Coadjuvante de 2009.

HOMENAGEM AO MEU GRANDE ÍDOLO.

Nenhum comentário: