terça-feira, 9 de novembro de 2010

Anjo Negro


A história da Branca Virgínia e do Preto Ismael me chocou. Já tinha lido alguns livros que tinha me deixado de boca aberta e esse é mais um pra essa lista.

Os personagens são todos completamente malucos e sofredores. No início, eu pensava que Ismael era o vilão da história; depois, vi que Virgínia também não era nenhuma santa; mas com a crueldade que ela sofreu por causa da Tia, justifica um pouco de sua loucura; Elias, que sofreu nas mãos do irmão de criação; e Ana Maria, coitada, sofreu com as loucuras da mãe e do padrasto.

A morte, a crueldade, o preconceito, o medo, a violência... foram coisas que chocavam nos anos 40 de Nelson Rodrigues. Mas, eu acho, que até hoje os leitores não ficam indiferentes a esses sentimentos malignos.

Um livro perturbador! Uma leitura recomendada.



Nenhum comentário: