domingo, 7 de março de 2010

Vilãs

O que seria das histórias da Branca de Neve e da Cinderela sem as madrastas. O que seria da histórias da Rapunzel e da Pequena Sereia se não fossem as bruxas. O que seria do Sítio do Picapau Amarelo sem a Cuca.
Pois é! As vilãs tem um papel fundamental na ficção. As vilãs dão um gosto a mais, um tempero diferente às histórias das novelas.
Resolvi fazer mais essa lista com as piores vilãs da década passada. Eu acho que eu posso dizer: as piores vilãs de todos os tempos.


Sílvia - Duas Caras


Quem imaginaria que a Sílvia (Aline Moraes), aquela mocinha que chorou pela morte do pai lá de Paris, se tornaria aquela mulher tão terrível. Dava até pra ficar com pena dela quando o Ferraço (Dalton Vigh) decidiu seduzi-la só por causa de sua fortuna. Oh, tadinha, né! Mas, depois... A Sílvia até jogou o Renato (Gabriel Sequeira), filho do Ferraço e da Maria Paula (Marjorie Estiano) dentro do rio e disse que não iria pular na água pra não estragar o cabelo.
Ela até que teve um final legal. Foi para Paris com um milionário e um amante: João Batista (Júlio Rocha).


Cristina - Alma Gêmea
Essa aí não enganou ninguém. Desde o início, a Cristina (Flávia Alessandra) não era flor que se cheire. Matou a prima por inveja. Queria a vida que a prima, Luna (Liliana Castro); queria o marido e não aceitava que ela tivesse ganhado as joias da família, mesmo sendo a neta mais velha. Ela só não esperava que a Luna voltaria como Serena (Priscila Fantin).
Ao lado da sua mãe, Débora (Ana Lúcia Torre), ela tramou muitas. Pondo fogo no casarão do Rafael (Eduardo Moscovis) duas vezes, deixando o pobre coitado entrevado numa cama. Matou o Guto (Alexandre Barilari) e a Débora também provou do próprio veneno.
Não teve o melhor dos fins. Tinha vendido a alma pro diabo, e ele veio buscar no último capítulo.


Nazaré - Senhora do Destino


A Nazaré (Renata Sorrah) tem uma das maiores fichas criminais da televisão brasileira. Só nos primeiros capítulos roubou a filha da Maria do Carmo (Suzana Vieira) e matou o marido (Tarcísio Meira) jogando do alto de uma escada. Fingiu que estava grávida, fingiu estar traumatizada com a morte do marido... Também não foi das mais sortudas. A ex-prostituta apanhou muito na novela. Foi uma das brigas com mais audiência da televisão brasileira. Além do marido, Nazaré matou mais uma meia dúzia de pessoas, incluindo empurrão da escada e eletrocução.
No fim, sequestrou a "netinha" e acabou pulando de uma ponte sendo levada pelo rio.

Yvone - Caminho das Índias


É impossível não se apaixonar pela Yvone (Letícia Sabetella). Uma amiga tão boa e prestativa para Sílvia (Débora Bloch). A psicopata da novela enganou a todos os personagens (eu acho que até um pouco dos telespectadores) dizendo ser uma mulher sofrida, que cuida da mãe na Espanha, que é enfermeira e tudo mais. Mas ela só queria o dinheiro do Raul (Alexandre Borges), marido de Sílvia.
Convenceu-o a fugir para Dubai para viverem uma vida sem regras. Raul fingiu estar morto e foi com a mulher que prendeu-o numa cama, só de cuecas, e fugiu com toda a sua fortuna.
No Brasil novamente, queria o irmão do Raul, Ramiro (Humberto Martins), mas a mulher desse, Melissa (Christiane Torloni) era mais esperta. Deu um coro na mulher que ela ficou sem enxergar com o olho esquerdo.
Foi presa, mas no fim jogou um charme para o carcereiro que soltou a mulher que tá perdida nesse mundo.


Flora - A Favorita

Algumas pessoas podem dizer que não, mas, na minha opinião, a Flora (Patrícia Pillar) é a pior (ou melhor) vilã de todos os tempos. Quem poderia imaginar que aquela coitada que saiu da prisão, que só chorava nos primeiros capítulos da novela, que não arranjava emprego por ser ex-presidiária era uma assassina. Sinceramente, eu achava que era a Donatella (Cláudia Raia), que também deu uns bons sopapos na Flora.
A mulher engravidou do Dodi (Murilo Benício), fingiu que era do milionário Marcelo, mas o homem descobriu a verdade. O que fazer? Matar o Marcelo. Ela queria, porque queria a vida da outra.
Voltou para reconquistar a filha. Conquistou a confiança da dona Irene (Glória Menezes) e foi fácil conquistar todos os personagens. Depois matou o Dr. Salvatore e colocou a culpa na Donatella que foi presa.
Depois disso ainda matou a Maíra (Juliana Paes), o Dr. Gonçalo (Mauro Mendonça) e o Dodi.
Terminou a novela presa dizendo ser Donatella Fontini.
Patrícia Pillar ganhou 15 prêmios por sua interpretação como Flora.

Nenhum comentário: