domingo, 5 de setembro de 2010

A Cura

Desde a primeira vez que eu vi a chamada de "A Cura", eu fiquei curioso para saber a história. Só sabia que Ricardo Waddington é o diretor e que o Selton Mello estava no elenco. Isso já bastava. O resto, eu descobri no primeiro capítulo do seriado.

A história do seriado se passa em duas épocas. A primeira se passa no século XVIII, protagonizada por José Silvério (Carmo Dalla Vecchia, foto abaixo). Silvério é um homem cruel que tem escravos a sua disposição para procurar ouro e diamantes. Silvério não se cansa de maltratá-los. Mas ele é acometido de uma grave doença que até deixou um médico assustado.

No episódio do dia 24 de agosto, um dos escravos de Silvério, Tião, fugiu e, na fuga, ele foi baleado. Arrastando-se de tanta dor, ele encontrou um pequeno curandeiro. Ezequiel o curou. Tião volta para a cidade.

No episódio passado, Silvério viu seu escravo fugitivo curado e o fez levá-lo ao curandeiro.

Enquanto isso, no século XXI, a história é protagonizada por Dimas (Selton Mello, foto abaixo). Ele é formado em Medicina em São Paulo e retorna à Diamantina. Mas as pessoas não aceitam Dimas. Principalmente depois que ele se envolve com Edelweiss.

Edelweiss (Inês Peixoto, foto abaixo) é internada com um problema na aorta. Os médicos do hospital dizem que não tem salvação, mas ela tenta convencer Dimas de que ele é capaz de curá-la, dizendo que ele tem um dom feito o de Otto (Juca de Oliveira), que a curou há muitos anos. Logo no segundo episódio, Dimas faz uma cirurgia em Edelweiss e ela é curada.

No episódio seguinte, alguém entra no quarto de Edelweiss e a envenena.

Muitos tem motivos para matar Edelweiss, mas o Dr. Turíbio (Ary Fontoura) e Luís Camilo (Caco Ciocler, foto abaixo) dizem que isso aconteceu por causa da cirurgia que Dimas fez em Edelweiss.Os exames de Edelweiss desaparecem e Rosângela (Andréia Horta, foto abaixo), namorada de Luís Camilo, desconfia disso. Faz de tudo para ajudar Dimas, o que provoca os ciúmes de seu namorado.

Rosângela descobre que Dimas curou Edelweiss depois de fazer uma necropsia. E o clima de tensão incomoda os habitantes de Diamantina.
No meio de tudo isso está a Nonoca (Eunice Bráulio, foto abaixo), a fofoqueira da cidade. Ela sabe da vida íntima de todos dali. E desconfia muito das intenções de Dimas.
No episódio passado, um amigo de quarto de Edelweiss, Carlindo (Jackson Antunes), comunica-se com Rosângela e Dimas. Ele não pode falar, mas desenha um triângulo, formato do chapéu de José Silvério.
Luís Camilo diz que Edelweiss era uma assassina e mostra documentos antigos para Rosângela para comprovar sua teoria.
Dimas descobre que Edelweiss, Otto e sua mãe, Margarida (Nívea Maria), eram amigos.
E Luís Camilo descobre quem foi o assassino de Otto.

Eu estou formigando para saber o fim dessa trama cheia de segredos assinada por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein.

Toda terça-feira, na Globo, às 23:00 (aprox.)

Vale muito a pena.

Nenhum comentário: