domingo, 15 de julho de 2012

Gabriela



“Quando eu vim para esse mundo
Eu não atinava em nada
Hoje eu sou Gabriela
Gabriela, êh, meus camaradas”

Depois de amanhã Gabriela entra na sua quarta semana e temos muito que falar sobre a nova novela das 11. Pra começar, quero falar do Walcyr Carrasco: não sei se eu já falei mal dele por aqui, mas o Walcyr me deixou puto triste com a sua excursão pelo horário das 7. Estava morrendo de saudade do seu texto numa história de época que é o melhor que ele sabe fazer. E o texto de Gabriela é engraçado, profissional, mas ao mesmo tempo dificílimo de ser interpretado. Fico tenso nas cenas do Erik Marmo: ele transmite tanta insegurança que eu fico com medo de que ele enrole a língua num desses diálogos com a Dona Sinhazinha (Maitê Proença).

Partindo para o elenco, é obrigatório falar de Juliana Paes, a Gabriela modelo 2012. Vejo muitas críticas negativas sobre Juliana, mas eu acho que a personagem não dá muitas opções para ela: Gabriela tem que ser daquele jeito e ponto. Não tem muito que fazer. Juliana Paes é constantemente comparada a Sônia Braga (Gabriela modelo 75) e dizem que ela não se parece com a Gabriela original. Da mesma forma que a Maya de Caminho das Índias feita por Juliana foi comparada à Jade de Giovanna Antonelli em O Clone. Se a Juliana se parecesse com a original, diriam que ela não era autêntica e estava imitando a outra. Vai caçar um pau pra você subir!

Pulando o Humberto Martins que eu continuo achando um ator meia boca, quero falar de algumas pessoas que me fazem sorrir de satisfação quando estão em cena. Nunca achei Marcelo Serrado um grande ator e continuo não achando, mas ele me conquistou com seu Tonico Bastos. Suas cenas ao lado de Fabiana Karla são maravilhosas. Anderson de Rizzi, que interpreta o professor Josué, está divino. Ele já tinha mostrado seu talento em Morde & Assopra como o Sargento Xavier, mas ele está bem melhor agora: é claro que são personagens diferentes, mas isso também prova que o Walcyr é mais bem sucedido com textos menos espalhafatosos. Também quero dar uma estrelinha para Marco Pigossi que faz o Juvenal com tanta segurança.

Agora quero falar do que há de melhor nesse elenco. É claro que não estou levando em conta Antônio Fagundes, Chico Diaz, Maitê Proença, Laura Cardoso nem José Wilker: eles são inquestionáveis. Primeiro, quero falar de Rodrigo Andrade que se preparou e alcançou êxito como o machista Berto. Fico impressionado com a quantidade de manias e vícios de linguagem que o personagem tem e tenho certeza que isso é responsabilidade da competência do Rodrigo. E o melhor ator em cena: Mateus Solano. Que dicção, meu Deus! Fico admirado quando um ator consegue fazer com que um texto seja seu: não tem como pensar que o Mateus Solano leu um roteiro e decorou o diálogo; aquelas palavras são suas, foram pensadas ali naquele momento. Aplaudo cada cena dele.

Agora as medalhas de mérito: a dupla Vanessa Giácomo e Luiza Valdetaro consegue falar com os olhos; Leona Cavalli é a melhor escolha para uma prostituta de luxo; a personagem de Giovanna Lancellotti vai sofrer muito ainda, mas a atriz está se saindo super bem nessa primeira fase da Lindinalva; apesar de não gostar da Bel Kutner como pessoa, tenho que admitir que ela é um ótima atriz; Neusa Maria Faro está com uma de suas melhores personagens até hoje.

Em Gabriela tudo está em seu devido lugar. As cenas de sexo e nudez estão chocando as pessoas que não estão acostumadas a isso, mas eu já vi coisa pior eu acho que estão de extremo bom gosto. Por fim, quero dizer que amo o Bataclã e acho que essa novela é a oportunidade perfeita para fazerem um beijo lésbico entre as meninas da Maria Machadão.

Obs.: Não falei de Ivete Sangalo porque sinceramente... nos créditos de abertura deveria constar “Ivete Sangalo como ela mesma”.

Nenhum comentário: