terça-feira, 24 de julho de 2012

Experiências e reflexões sobre Avenida Brasil


Umas semanas atrás eu entrei num desses botecos de esquina onde a clientela é exclusivamente masculina. O dono do bar, um nordestino de uns 70 anos, conversava animadamente com um homem moreno; a conversa parecia agradável: os dois riam alto e gesticulavam muito. Estiquei o ouvido para escutar: um narrava para o outro uma briga entre Max e Jorginho em Avenida Brasil.

Voltei pra casa sorrindo e pensando se aquela cena seria imaginável há 20 anos. Hoje, as novelas tornaram-se entretenimento de todos: não existe mais o futebol do patrão e a novela da dona-de-casa. Milhões de pessoas se sentam na frente da televisão para ver a infinita guerra entre mocinhos e vilões. Mas Avenida Brasil vai muito além disso.

A quarta novela em que João Emanuel Carneiro é o autor titular tem uma vilã carismática, uma mocinha que age fora dos padrões do politicamente correto, um herói ingênuo, um homem com três mulheres, além de uma série de outros personagens de caráter duvidoso. Mas nada disso é questionado pelo público: só queremos ver as peças de movendo no tabuleiro e torcer pelo amor ou pela vingança.

Nas duas últimas semanas (desde que Nina jogou uma jarra de suco em Carminha e o Max descobriu quem era a Rita) Avenida Brasil tem enlouquecido o público: as redes sociais estão lotadas de fotos congeladas e opiniões diversas sobre as ações das protagonistas. O tão aguardado capítulo 100 (que foi ao ar na última quinta-feira) valeu a pena.



Entre a minha família não se fala em outra coisa. É preciso conhecê-los para entender que o nosso assunto favorito é televisão. Nas reuniões de família as discussões são animadas e é preciso um pouco de juízo para que tudo não se transforme em briga. Nos nossos almoços é obrigatório que façamos uma análise da trama: desde “a vingança compensa?” até temas mais leves como a sexualidade do Roni ou a traição da Olenka. Tentamos descobrir os próximos acontecimentos e narramos com riqueza de detalhes (cenários, roupas e diálogos) as nossas cenas preferidas. E se alguém perdeu algum capítulo... o site da Globo tem todos os vídeos disponíveis.

É claro que Cheias de Charme e Gabriela também rendem boas conversas pela internet, nas mesas de lanchonetes ou dentro dos ônibus, mas Avenida Brasil é o que podemos chamar de fenômeno. Antes dela poucas outras fizeram tanto estardalhaço (talvez porque as redes sociais ainda não tinham tanto público): lembro-me de O Clone, Senhora do Destino e A Favorita (essa última também do João Emanuel).

Interessante que todas essas histórias conquistaram o público principalmente pelas paixões reprimidas do povo: amores proibidos e sede de vingança. Quando nos falta coragem, os personagens da ficção são os responsáveis por satisfazer nossos desejos. Por isso que as cenas onde a mocinha estapeia a vilã (Celebridade, Senhora do Destino, Caminho das Índias, Avenida Brasil) fazem tanto sucesso.

Avenida Brasil ainda tem muitos capítulos pela frente e, pelas minhas reflexões e previsões, a novela ainda terá outra virada espetacular como a da última semana: comprarei um desfibrilador pela internet. João Emanuel Carneiro consolida seu lugar na Rede Globo como a galinha dos ovos de ouro e Avenida Brasil já é a favorita (trocadilho infame) de muita gente. Os anunciantes riem de satisfação e Aguinaldo Silva chora de inveja.

Nenhum comentário: