sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Em cartaz


Nas últimas três semanas, eu me dediquei a assistir ao maior número de filmes possível no cinema. Pois é! Levando em consideração os momentos finais do ano na faculdade, eu consegui um bom número: dois filmes por semana.


Então, vou listá-los aqui nesse post e aí cada um já decide qual é o próximo que vai assistir. 

6º lugar - A Casa dos Sonhos (Jim Sheridan)

Will Atenton (Daniel Craig) muda-se com a família para uma nova casa. Lá, ele descobre que o morador anterior matou as duas filhas e a esposa. Aí, ele tenta descobrir os mistérios daquela casa.

Quantos outros filmes assim já não foram produzidos? Quando assisti ao trailer, me lembrei de "O Iluminado", de Stanley Kubrick, e pensei ser um terror de arrepiar os cabelos. Decepcionei-me no quesito susto. Mas a história é criativa: é interessante prestar atenção em cada pequena fala do filme e perceber os pequenos detalhes. E aconselho não assistir ao trailer antes: tem spoiler!


5º lugar - Reféns (Joel Schumacher)

Uma quadrilha invade a casa de Kyle (Nicolas Cage) e Sarah (Nicole Kidman) a procura de dinheiro e diamantes. O casal e sua filha (Liana Liberato) viram reféns de um bandido ansioso, outro psicopata, uma mandão e uma ladra drogada.

Se eu tivesse que ficar uma hora e meia pra assistir à resolução de uma ssalto, eu teria me arrependido. Mas a história é mais do que isso. Existem tramas amorosas e familiares que são explicadas por flashs do passado. Destaque para Nicole Kidman que fica mais bonita a cada ano e Cam Gigandet que, até agora, fez seu melhor papel. Um filme tenso e cheio de reviravoltas.


4º lugar - Saga Crepúsculo: Amanhecer (Bill Condon)



Depois de tantas histórias, Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart) vão se casar. Na lua de mel no Rio de Janeiro, Bella fica grávida de um bebê vampiro que suga o sangue da mãe humana por dentro. Bella está morrendo e Edward precisa transformá-la em vampira para que ela não morra, enquanto Jacob (Taylor Lautner) vai para o lado dos Cullen para protegê-la dos lobisomens.

Tem muito tempo que eu li o livro, então nem posso dizer se o filme foi fiel ao livro, mas algumas cenas corresponderam às minhas expectativas: o casamento, a lua de mel, o imprinting que o Jacob sofre pela filha da Bella, o parto... Entreguei metade do filme já. Ainda tem a cena de sexo tão esperada pelos fãs da saga: arrancou risos da plateia, porque não é todo dia que tem uma cena dessas no cinema. O filme é tão romântico e meloso como toda a saga, mas é bem melhor que o anterior.

3º lugar - Gigantes de Aço (Shawn Levy)


O personagem do Hugh Jackman é um ex-lutador e agora se dedica a uma espécie de boxe com robôs. No meio dessa história, ele vive um relacionamento conturbado com o filho pré-adolescente (Dakota Goyo) que ele nunca vira antes.

O roteiro do filme é muito clichê. Quando o Hugh começa a se relacionar com o filho, você já consegue prever algumas cenas. Mesmo assim, eu me vi vibrando pelas vitórias e derrotas do robôs do personagem principal. Diferente de um filme de ação com robôs, "Gigantes de Aço" tem uma carga sentimental muito grande. Eu e outras pessoas saímos do cinema limpando as lágrimas. Destaque para a cena em que Evangeline Lilly beija Hugh Jackman. Senti como se ela pensasse: "Essa vai ser a única vez que eu vou beijar o Hugh Jackman! Deixa eu aproveitar!"


2º lugar - O Preço do Amanhã (Andrew Niccol)


O tempo é a moeda. Cada pessoa tem um contador regressivo que dá um ano a mais depois que ela completa 25 anos. Os pobres precisam trabalhar para conseguir alguns minutos, enquanto os ricos tem tempo de sobra e vivem eternamente.

É muito difícil falar isso nos dias atuais, mas pela minha pequena experiência, eu posso dizer que eu nunca vi algo parecido com "O Preço do Amanhã". As cenas inciais explicam de maneira simples a ideia do filme. Depois, ficamos envolvidos de uma forma tão intensa que é impossível não respirar aliviado depois de algumas sequencias. Perseguições, tiros, intrigas, problemas familiares e romance... Todo mundo vai gostar. O filme ainda traz implícito aquele antigo ditado: "Viva seu dia como se fosse o último de sua vida". Além disso, deixa claro que os ricos sempre viverão mais. Aplausos para Amanda Seyfried (apesar de eu não ter gostado dessa corte de cabelo tosco), Cillian Murphy, Vincent Kartheiser (atuação impecável) e, principalmente, Justin Timberlake que é o novo queridinho de Hollywood.


1º lugar - O Palhaço (Selton Mello)

Benjamin (Selton Mello) é o filho do dono (Paulo José) do circo Esperança. Benja tem uma crise que envolve sua carteira de identidade, um ventilador e outros problemas do circo, com um novo sutião para Teuda Bara.

No meio de tantos filmes americanos, na minha opinião, o melhor filme atual é "O Palhaço", estreia de Selton Mello como diretor. É impressionante como o Selton conseguiu reunir o que há de melhor no Brasil: Teuda Bara (Grupo Galpão), Álamo Facó ("Qualquer Gato Vira-Lata"), Moacyr Franco, Tonico Pereira ("A Grande Família") e outros. As cenas são simplíssimas e, ao mesmo tempo, cheias de detalhes. As piadas são tão óbvias que a gente ri por nunca ter pensado naquilo. 

Mesmo sendo engraçado até não poder mais (a cena do Moacyr Franco me fez chorar de rir), o filme é dramático. Todas as cenas ficam em cima do muro: é uma linha tênue entre o trágico e o cômico. E, como numa crítica que eu li, o público do cinema vira a plateia do circo.

Nenhum comentário: